terça-feira, 15 de novembro de 2011

"O fígado de Maria Ventura"

Esta lenda é muito contada nos acampamentos.É uma lenda que ocorreu mais ou menos em 1945 na cidade onde moro (Ribeira Grande, ilha de S. Miguel, Açores).Vou contar-lhes a lenda:O marido de Maria Ventura, de nome José, foi trabalhar no moinho, pois era moleiro.Maria Ventura costumava fazer-lhe um saboroso fígado de porco para almoçar. E nessa mesma tarde resolveu fazer esse petisco para o seu marido. Foi ao supermercado e comprou o fígado. Cozinhou-o, pôs a mesa, mas o marido nunca mais voltava para almoçar e como Maria Ventura estava cheia de fome, comeu o fígado.Só então, é que reparou que não tinha deixado nada para o seu marido e como era pobre e havia gastado o dinheiro todo foi ao cemitério. Por sorte (ou azar) de Maria Ventura, estava havendo um funeral. Depois do velório, Maria Ventura roubou o fígado do morto.Chegou a casa, cozinhou-o e serviu-o ao marido.
- Está muito bom! - exclamou José. - Não queres um bocadinho?!
- Não. - respondeu ela, pois já havia comido, e ainda por cima, o fígado era de uma pessoa morta.Tudo correu normalmente até que foram dormir.Maria Ventura deitou-se e passados mais ou menos duas horas, ouviu uma voz:
- Maria Ventura, dá-me o meu fígado!Maria Ventura pensou tratar-se de uma ilusão sua, pois tinha ficado um bocado transtornada, por ter roubado um fígado a um morto.Mas a voz falou de novo:
- Maria Ventura, estás a ouvir-me? Quero o meu fígado!Maria Ventura ficou assustada e abanou o marido:
- José, ouviste, José?- O quê? - perguntou ele, ensonado.- Uma voz, José! - respondeu ela, apavorada.
- Não. Tu deves estar a sonhar. - disse José.Maria pensou nisso mesmo, mas voltou a ouvir a voz:
- Maria Ventura, dá-me o meu fígado, olha, que eu estou mesmo em frente à porta da tua casa!Maria Ventura abanou de novo o marido.- Ouviste a voz, José?- Qual voz, mulher? Deves estar a alucinar. - resmungou o homem. - Agora, deixa-me dormir.Quando Maria Ventura, tentou adormecer, ouviu a voz de novo, mas esta estava ainda mais furiosa:- Maria Ventura, quero o meu fígado, olha, que eu estou mesmo em frente à porta do teu quarto!Maria abanou de novo o marido:
- José, a voz outra vez!
- Deixa-me dormir, Maria. - rosnou o José.
Maria tentou adormecer, mas ouviu a voz a gritar, furiosamente:
- Maria Ventura, quero o meu fígado, olha, que eu estou mesmo dentro do teu quarto!
Maria Ventura pensou estar a alucinar e desta vez não ligou e nem abanou o marido.Na manhã seguinte, quando acordou, José, viu com horror que a seu lado, a sua mulher estava morta, com o ventre cortado e sem o fígado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário